quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Movimentos Culturais - Naturalismo

O Naturalismo é um movimento conhecido por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente que vive e pela hereditariedade. A escola naturalista esboçou o que pode se declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin.
 
Tendência das artes plásticas, da literatura e do teatro o naturalismo surgiu na França, na segunda metade do século XIX.
 
Influenciados pelo "Positivismo" e pela "Teoria da Evolução das Espécies", os naturalistas apresentam a realidade com rigor quase científico. Objetividade, imparcialidade, materialismo e determinismo são as bases de sua visão de mundo.
 
Características do naturalismo existem na França desde 1840, mas é em 1880 que o escritor Èmile Zola (1840-1902) reúne os princípios da tendência em seu ensaio O Romance Experimental
 
- Em 1857, no mesmo ano em que no Brasil surgia O Guarani, de José de Alencar, na França foi publicado Madame Bovary, de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal.
 
- Em 1867, Èmile Zola publica Thérèse Raquin, inaugurando o romance naturalista.
 
(Emile Zola é considerado o idealizador e maior representante da literatura naturalista mundial. Foi muito influenciado pelo evolucionismo e pelo socialismo. Sua principal obra foi O Germinal (1885), onde aborda a realidade social nas minas de extração de carvão. Para escrever esta obra, Zola viveu com uma família de mineiros para sentir na pele a dura vida destes trabalhadores.)
 
Limites entre Realismo e Naturalismo
 
É muito comum o emprego dos termos Realismo e Naturalismo associados. Algumas vezes, são termos sinônimos, outras vezes aparecem como duas estéticas literárias muito próximas uma da outra. No entanto, existe uma fronteira entre ambas.
 
Enquanto o Realismo retrata o homem interagindo com o seu meio social, o  Naturalismo mostra o homem como um 'produto de forças naturais', instintivas, desenvolvendo temas voltados para a análise do comportamento patológico do homem (Ex: suas taras sexuais, seu lado animalesco).
 
 
Definição do naturalismo
 
Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido  do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma 'máquina' guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, estando sempre à mercê  de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.
 
Naturalismo no Brasil
 
 
Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo.
 


Aluísio de Azevedo foi o grande representante do Naturalismo brasileiro. Para ele o homem era fruto dos elementos biológicos (raça) e das circunstancias do tempo e do meio em que vivia. Para o público escrevia romances românticos, chamados por ele de "comerciais" e também escrevia romances naturalistas, chamados de "artísticos".
Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço.
 

Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia
 
Características do Naturalismo
 
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;

- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;

- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
 
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);

- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pitavam aquilo que observavam;

- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;

- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;

- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.

Pesquisador: Adriano Costello

Nenhum comentário:

Postar um comentário