terça-feira, 20 de abril de 2010

Reflexões - Escolas de Teatro

Discutir teatro é algo tão intenso quanto falar de politica, religião ou futebol. Pelo menos para atores, diretores, encenadores, técnicos, e "pessoas interessadas".

Uma das grandes discórdias é, sem dúvida, o assunto "Escolas de Teatro".

Há os que dizem que as escolas de teatro são verdadeiros caça-níqueis. Não estão interesadas com a formação do ator, que inclui a paixão pela arte e o conhecimento básico do teatro.

Outros dizem que as escolas de teatro são na verdade espaços para todos que querem perder a timidez, se sociabilizar, melhorar a oratória, e por aí vai.

Eu costumo dizer que essas escolas cumprem um papel importante para nós, artistas e técnicos envolvidos com o teatro. Elas formam público!

Num bate-papo com Antunes filho, há duas semanas, arrisquei pedir sua opinião sobre as escolas de teatro: - "...Cada vez mais as escolas buscam "profissionalizar" atores. Excluindo a ECA, o CPT, a EAD e a recém criada SP Escola de Teatro -que tem outra vertente e filosofia-, será que essas grandes e caras escolas realmente cumprem com o seu papel, o de formar atores?"

- "A profissionalização do ator é importante - disse ele - agora, quem faz a escola é o aluno! E quem faz o ator, é o próprio ator". ....e mesmo que você encontre professores cansados de dar aulas pra quem só pensa em fama e trabalhar na novela da globo, tenho certeza que eles darão atenção aos que se mostrarem interessados." E finalizou: ".....O problema é que hoje em dia, todo mundo quer ser artista!"

Como discordar do bom e velho Antunes, se cada vez mais as escolas de teatro estão lotadas?!

Aliás, nesse mesmo dia descobri que o Antunes divide comigo a mesma paixão pelas obras do escritor norueguês Henrik Ibsen. E me aproveitando dessa "semelhança de gostos", me aproximei e converçamos mais sobre o grande escritor.

Por fim, voltando às escolas...

Chego a defender, às vezes, que essas escolas "técnicas de teatro" deviam participar dos provões feitos pelo MEC como acontecem com faculdades e escolas de ensino médio e fundamental. Claro, provas específicas: teatro mundial, brasileiro, etc. Afinal, essas escolas são regulamentadas pelo próprio MEC. Portanto são instituições de "Ensino".

Ou não?

(postado originalmente no site: http://montecostello.blogspot.com/2010/04/reflexoes-1.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário