terça-feira, 27 de abril de 2010

O Teatro - As origens 1

Quando surgiu o teatro? Na história esse é um momento dificil de se precisar. Sendo o teatro a "arte de imitar", podemos considerar que o teatro originou-se no momento em que um ser humano começou a imitar o outro.

(Grécia Antiga)
Porém, registros históricos referem-se às encenações teatrais na grécia antiga, que datam do séc. VII a.C. Ali, o teatro era representado por um "Coro" que comandava os rituais ao deus "Dionísio" (Baco para os romanos), deus do vinho na mitologia grega. Utilizavam-se de máscaras, coturnos, dançavam e cantavam. Naquele momento ainda não existia a figura do ator. O ritual era cumprido com o sacrificio de um bode em oferenda a Dionísio. A pele do animal era arrancada e todos dançavam sobre ela. Os que resistiam até raiar o dia tinham direito a carne e pele do animal.

(Na mitologia, Dionisio ensinou aos homens o cultivo das vinhas. Um bode teria derrubado as parreiras, sendo assim castigado com a morte).

Com a importancia desses rituais criou-se um espaço para sua realização. Surge aí o THÉATRON. (Curiosidade: No século V a.C as arquibancadas eram feitas de madeira, e eram desmontadas ao final das apresentações. As arquibancadas de pedra só foram ser construídas no século IV a.C.)

((A palavra TEATRO é originária do Grego: THÉATRON, ou seja, "o lugar de onde se vê")).

Nos rituais ao deus Dionisio, procurava-se reproduzir o mito. O coro, cantando em procissão, dirigia-se ao local do culto. Conta-se que certa vez, no século V a. C., um integrante do coro, de nome Téspis, fortemente imbuído do espírito do ritual, saiu do coro e afirmou: "Eu sou Dionísio". Nasce assim o primeiro ator, e o gênero lírico.

(Conta-se que Solon, legislador grego, perguntou se Téspis não se envergonhava de mentir, fingindo ser alguém que não era. Tespis respondeu: "Mas só estou brincando". Após ouvir, Solon o chamou de "hypocrites" (hipócrita), ou seja, aquele que finge ser alguém que não é. Assim, no início, o ator era chamado de hypocrites).

Naquele momento, ao fundir os gêneros Lírico e Épico (usar a primeira pessoa fingindo ser a terceira), Tespis também faz surgir o gênero Dramático. E começam a ser criados textos para o teatro.

((A palavra  DRAMA,  originária do Grego – dram –  quer dizer Ação - "fazer acontecer")).

Teatro > definição: algo para ser visto; algo para ser feito. Uma ação que é testemunhada.

(Principais escritores - tragédia grega)
O primeiro grande escritor de tragédias foi Ésquilo (525 a.C à 426 a.C) autor de Prometeu Acorrentado, e inseriu o segundo ator no teatro. Outros dois grandes foram Sófocles (496 a.C à 406 a. C) autor de Édipo Rei, que insere o terceiro ator. E Eurípedes (484 a.C à 406 a.C) autor de Medéia e Electra, que não se utiliza mais do coro.
Na comédia antiga seu maior representante é Aristófanes (447 a.C. – 385 a.C.) autor de Lisistrata e As Vespas. Um pouco depois surge a comédia nova (comédia de costumes), que tem como principal representante Menandro (342 a.C. – 292 a.C.) autor de O Misantropo.

(clique na imagem para ampliar)


Resumo:

No começo, o teatro restringiu-se apenas às festas dionisíacas, passando a ocupar um espaço maior na cultura grega com o passar dos anos, tornando-se mais acessível e mais aceita pelos gregos, que começaram a elaborar no Séc. V a.C. fábulas e histórias diversas a serem encenadas para o público. Essa forma inovadora de se passar mensagens através de histórias dramáticas ficou conhecida como Tragédia Grega.

Téspis sai do coro e diz: "Eu sou Dionísio", criando assim o primeiro ator.

Os efeitos visuais de espetáculo grego ficavam por conta de "figurinos" e "máscaras". Um sapato de solado exageradamente alto, chamado coturno, era usado para elevar a estatura do ator, ajudando-o a projetar sua figura.

A arquitetura do teatro grego era estruturada em dois segmentos separados, o " théatron" e a " skené" , ligados pela " orchéstra" . A lotação completa de um auditório era cerca de 20 mil pessoas, mais ou menos 10% da população da Ática no século V. Primeiro as arquibancadas eram de madeiras e desmontadas ao final do espetáculo, um século depois seriam construidas de concreto.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa abordagem sobre a história do Teatro,isso só evidencia a sua importância e como nós atores devemos estar a cada dia nos reinventando e descobrindo formas novas de atuar e de passar o que queremos ao público.

    Valeu Drico!

    ResponderExcluir