sábado, 7 de janeiro de 2012

Prêmio Shell de Teatro anuncia finalistas da edição de São Paulo

Organização divulga os indicados de produções do 2º semestre.  'Prometheus' e 'Cine Camaleão'’ são os campeões de nomeações.


Com três indicações cada, as peças “Prometheus – A tragédia do fogo”, da Cia. Teatro Balagan, e “Cine Camaleão – A boca do lixo”, escrita por Paulo Faria, são as campeãs de nomeações dentre os últimos finalistas da versão paulista do Prêmio Shell de Teatro de 2012.
A assessoria de imprensa do prêmio – que tem também uma edição dedicada a produções do Rio de Janeiro – divulgou, nesta sexta-feira (6), os nomes dos concorrentes que estiveram em cartaz no segundo semestre em São Paulo. Eles se juntam, agora, aos finalistas do primeiro semestre, divulgados em agosto de 2011.
Na ocasião, sobressaiu a peça “Luis Antonio – Gabriela”, descrita pela organização do prêmio como um “documentário cênico inspirado na história familiar do próprio autor e diretor da peça”. Foram quatro indicações: autor (Nelson Baskerville e Verônica Gentilin), direção (Nelson Baskerville), ator (Marcos Felipe) e figurino (Camila Murano).
Além da entrega de troféus, o 24º Prêmio Shell de Teatro prestará homenagem à crítica e ensaísta Mariangela Alves de Lima, pelos “seus 40 anos dedicados à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro”.
A cerimônia deve acontecer em março. O site oficial diz que cada premiado recebe R$ 8 mil.
Os responsáveis por eleger os concorrentes de São Paulo foram o pesquisador teatral e professor Alexandre Mate, a autora e jornalista Marici Salomão, o professor e pesquisador Mario Bolognesi, a atriz, dramaturga e diretora Noemi Marinho e o jornalista Valmir Santos.
Veja a lista completa de indicados ao 24º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:
Autor
2º semestre: Gustavo Colombini, por “O silêncio depois da chuva”, e Paulo Faria, por “Cine camaleão – A boca do lixo”
1º semestre: Leonardo Moreira, por “O jardim”, e Nelson Baskerville e Verônica Gentilin, por “Luis Antonio – Gabriela”.

Direção
2º semestre: José Fernando de Azevedo e Lucienne Guedes, por “Cidade fim/ Cidade coro/ Cidade reverso”, e Marcio Aurélio por “A ilusão cômica”
1º semestre: Cibele Forjaz, por “O idiota – uma novela teatral”, Leonardo Moreira, por “O jardim”, e Nelson Baskerville, por “Luis Antonio – Gabriela”.

Ator
2º semestre: Jarbas Homem de Mello, por “ Cabaret”, Rodrigo Bolzan, por “Oxigênio”, e Vinícius Meloni, por “Cidade fim/ Cidade coro/ Cidade reverso”.
1º semestre: Marcos Felipe, por “Luis Antonio - Gabriela”, e Roney Facchini, por “Menecma”.

Atriz
2º semestre: Lavínia Pannuzio, por “A ilusão cômica”, e Roberta Estrela D’Alva, por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”
1º semestre: Ester Laccava, por “A árvore seca”, e Lavínia Pannuzio, por “A serpente no jardim”.

Cenário
2º semestre: F. E. Kokocht e Paulo Faria, por “Cine camaleão – A boca do lixo”, e Marisa Bentivegna, por “O silêncio depois da chuva”.
1º semestre: Laura Vinci, por “O idiota – uma novela teatral”, e Marisa Bentivegna, por “O jardim”.

Figurino
2º semestre: F. E. Kokocht e Paulo Faria, por “Cine camaleão – A boca do lixo”, e Márcio Medina e Carol Bedra, por “ Prometheus – A tragédia do fogo”.
1º semestre: Camila Murano, por “Luis Antonio - Gabriela”, e Joana Porto, por “O idiota – uma novela teatral”.

Iluminação
2º semestre: Paulo Cesar Medeiros, por “Cabaret”, e Rodolfo García Vázquez e Leonardo Moreira Sá, por “Cabaret Stravaganza”.
1º semestre: Alessandra Domingues, por “O idiota – uma novela teatral”, e Marcos Felipe e Nelson Baskerville, por “Luis Antonio – Gabriela”.

Música
2º semestre: Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva, por “Orfeu mestiço – Uma hip-hópera brasileira”, e Gregory Slivar por “Prometheus – A tragédia do fogo”.
1º semestre: Beto Quadros, por “Um dia ouvi a lua”, e Luis Aranha, por “Marulho: o caminho do rio...”.

Categoria especial
2º semestre: Grupo Barracão Teatro, pela pesquisa e criação de “Diário baldio – Um espetáculo de máscaras”, Grupo Teatro Popular de Ilhéus, pela sátira em cordel em “O inspetor geral”, e Jean Pierre Kaletrianos, pela preparação vocal de “Prometheus – A tragédia do fogo”
1º semestre: Grupo Tapa, pela defesa da política de repertório no projeto “O repertório de verão, Grupo Tapa e Cia”

Homenagem
Mariangela Alves de Lima, pelos 40 anos de trabalho ininterrupto e inestimável, dedicado à crítica e à pesquisa do teatro brasileiro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário