quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ocupação Antonio Nóbrega - Itaú Cultural


Termina no dia 26 de maio a exposição sobre o músico, compositor, ator, dançarino, coreógrafo, pesquisador Antonio Nóbrega.
Homenageado da 14ª edição do programa Ocupação, a exposição apresenta ao público os processos criativos do artista e um pouco da história dos caminhos percorridos por ele, que, em 2012, comemorou 40 anos de carreira. Exaltando o lúdico, a mostra convida o visitante a um passeio por um túnel da memória, que resgata fotos, figurinos e máscaras − elementos reveladores de momentos importantes da trajetória de Nóbrega.
O artista trabalha com diversas linguagens sem, no entanto, se restringir a nenhuma delas. Dança, música, teatro e literatura são alguns dos universos pelos quais transita sua produção, desde que ingressou no Quinteto Armorial, em 1972, a convite de Ariano Suassuna. Histórias picarescas, folias carnavalescas, quadrinhas, literatura de cordel. Todas essas criações da cultura popular brasileira formam o chão, a base para que Nóbrega possa reinventar as tradições populares, propondo diversas maneiras de apropriação e envolvimento com essa cultura.
O percurso da Ocupação Antonio Nóbrega propõe ao visitante, a partir de peças e adereços, criar livremente sua própria representação, podendo assim inventar múltiplas narrativas inspiradas no circo, no carnaval e no cordel. Somente no fim do túnel, por meio de documentários dos espetáculos de Nóbrega, o público conhecerá qual é a construção simbólica do próprio artista.
“É como se você caminhasse por esse universo e fosse descobrindo a figura de Antonio Nóbrega, até que no final do percurso você chega a uma praça onde poderá assistir aos vídeos dos espetáculos Lunário PerpétuoNove de Frevereiro e Naturalmente”, conta Walter Carvalho, curador da mostra e diretor dos filmes.
E, às vezes, o público não encontrará o filme, mas o próprio artista. Antonio Nóbrega receberá o público semanalmente nesse espaço, onde realizará conversas. Assim, a exposição apresenta um pouco do passado de Nóbrega e, ao mesmo tempo, estabelece a conexão com o seu presente. “Como ele é um artista de palco, um artista de público, achei interessante incorporar os dois elementos: as referências visuais e a imagem do próprio artista Antonio Nóbrega”, enfatiza Walter Carvalho.
Confira a programação paralela do evento e a partir do dia 4 de abril, você poderá saber mais sobre Antonio Nóbrega e sobre a mostra no site do programa Ocupação (itaucultural.org.br/ocupacao). Enquanto isso, conheça os outros artistas já homenageados!
 Ocupação Antonio Nóbrega
terça a sexta das 9h às 20h
sábado, domingo e feriado das 11h às 20h
Piso térreo

Agenda de exibição dos filmes
terças e sextas − Naturalmente, direção Walter Carvalho
quartas e sábados − Nove de Frevereiro, direção Walter Carvalho
quintas e domingos − Lunário Perpétuo, direção Walter Carvalho

fonte: itaucultural.org.br
por Adriano Costello

Nenhum comentário:

Postar um comentário