sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paulicéia Desvairada no 20º Festival de Curitiba


A peça "Julia e Roman, A invenção do amor", da Cia Teatral Paulicéia Desvairada, estará em cartaz no 20º Festival de Curitiba.

O texto do uruguaio Nelson González, inédito no brasil, é uma deliciosa tragicomédia sobre amor e solidão. A história de uma mulher que em meio a monotonia inventa o seu principe encantado, o seu amor ideal. No entanto, em meio a momentos de paixão, solidão e lirismo, ela será confrontada pelas vozes do seu  inconsciente, que tentarão disperta-la para os perigos dessa invenção de amor.

Sobre a peça:

Julia e Roman. Uma peça que desde o título propõe duas vidas com nome e apelido. Duas vidas “quase” anti-teatrais extraídas da vida “quase” real. E que vivem num mundo onde aparentemente as grandes paixões estão permanentemente camufladas nas paixões fabricadas em telenovelas.

Tudo então é inspirado na atmosfera onírica produzida pelas emissoras de TVs.

No espaço cênico, o real e o imaginário se misturam. A cenografia “realista” mantém-se suspensa por fios, assim como a vida da protagonista. Que vive suspensa por suas fantasias.

Os atores permanecem constantemente no palco, em dois ou três planos. Mantendo-se focados nos acontecimentos da peça e prontos para cena. A luz deverá executar a construção de tempo/espaço e o recorte nítido entre os planos. Em algumas cenas as cores variam de acordo com os sentimentos da personagem, de forma sensorial. Em outras, focos devem sugerir flashs, câmeras de TV, e provocar a distorção entre realidade e fantasia em composição com as vozes que surgem de lugares inesperados - vozes do inconsciente de Julia.

O figurino casual volta-se para uma perspectiva realista e cotidiana, identificando-se com o público. O que também ocorre com as músicas, que contribuem para o resgate da memória íntima dos atores e espectadores, buscando assim alcançar a proposta do texto:

“Que renasçam tuas Julietas adormecidas, e que ressurjam teus Romeus inventados”.

Serviço:
Dia 08/04 às 12h30 / Dias 09 e 10/04 às 15h30
Biblioteca Pública do Paraná
Auditório Paul Garfunkel
Rua Candido Lopes, 133 - Centro - Curitiba/PR
Ingressos: R$20 e R$10
Informações: http://juliaeroman.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário