quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fazendo o Videobook

A grande dúvida de todo jovem ator é saber qual a melhor forma de se fazer um videobook. O intuito deste artigo é esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas aos que se sentem perdidos em relação a este importante material de divulgação.

Na verdade não existe uma única forma de se fazer um bom vídeobook, mas existem alguns cuidados que todo artista deve ter na hora de produzir o que será a sua apresentação para produtores de elenco:

Duração: Use no máximo dois textos de dois minutos cada, não mais que isso. Os produtores tem dezenas de vídeos de outros artistas para assistir, então não exagere no tempo. Um longametragem os deixará entediados e seu video será descartado de cara.

Texto: Escolha um (ou dois) texto com o qual se identifique: deve-se ter cuidado para não escolher algo exageradamente "dramático" com choro incessante, gritos, etc. - Se rasgar inteiro só vai mostrar que você tem algum problema emocional. - O ideal é fazer algo claro e objetivo onde seu rosto e sua voz apareçam sem truques. Atenção: Não use cenas de peças que você fez. Os produtores querem ver você atuando pra eles. Caso se sinta mais seguro, escolha uma cena para ser feita com um amigo, ao invés de um monólogo. Mas não esqueça, você é o objetivo do video. (A escolha do texto é pessoal, retire trechos de peças, contos ou filmes)

Roupa: Use algo básico, de bom gosto, que não tire a atenção do texto e interpretação, e que não se confunda com o "pano de fundo" do estúdio.

Maquiagem: Mulheres: Básica. Homens: Básica ou só um pó para tirar o brilho e diminuir as olheiras.Não carregue demais, deixe natural.

Capa do DVD: Não há regra. O ideal é ter seu nome, contatos (e-mail e telefone) e, se optar em colocar fotos, no máximo duas fotos profissionais. Com fotos ou sem, o importante é a informação e qualidade do acabamento final.

Montagem de Slides: Se além da "cena filmada" você optar em fazer um slide de fotos e trechos de vídeos, prefira material profissional: fotos e vídeos amadores ou de baixa qualidade podem prejudicar ao invés de enriquecer o seu videobook. Só use foto/video de TV ou publicidade onde você realmente possa ser visto. "Só as mãos não valem!"

Colocar Vídeo no Youtube: A critério de cada um. Muitas agências solicitam links com vídeos no youtube, no entanto, não é obrigatório e nem tão pouco eliminam alguém de uma seleção. A sua vontade e privacidade devem estar em primeiro lugar sempre. Uma melhor opção é entregar o videobook pessoalmente às emissoras e agências.

Com a exigência de agências de publicidade e emissoras de TV, esse mercado de "videobook" é cada vez mais crescente, e, consequentemente, surgem a cada dia inumeros pestadores deste serviço que deve ser feito com cuidado e com privacidade. O ideal é procurar profissionais recomendados por amigos, parentes e conhecidos para evitar aborrecimentos e frustrações futuras.

Segundo o ator Gustavo Haddad, que há algum tempo vem produzindo videobooks e filmagens de espetáculos, os preços variam de acordo com a produção que o artista deseja. Ele explica que um videobook pode custar de R$300,00 numa produção mais simples, até uma superprodução em torno de R$3.000.00. Gustavo, usa sua experiência na tv para dirigir e produzir os videos que faz: "...nos estúdios sempre ficava por detrás das cameras assistindo as cenas, vendo a direção, o enquadramento, etc..."

É isso! Para se fazer um bom vídeobook escolha alguns textos, leia com amigos, e consulte pessoas mais experientes, elas podem ter dicas valiosas.

Boa sorte!

Por Adriano Costello

Nenhum comentário:

Postar um comentário