Um grande escritor sem sombras de dúvidas. Independente de suas opiniões polêmicas sobre política e religião, Saramago foi um homem que soube através da escrita despertar o leitor a um novo universo de grandes romances, poesias e crônicas, com uma visão crítica e contemporânea.
Hoje, em seu velório, em frente a Camara Municipal de Lisboa (Portugal), fãs gritavam: "Os grandes escritores são imortais". Saramago deixa um belo legado de livros brilhantes e um romance inacabado (o novo livro falaria sobre o tráfico de armas) e imprime seu nome na história ao lado de grandes escritores portugueses como: Almeida Garret, Eça de Queirós e Fernando Pessoa.
O diretor Fernando Meireles comentou a morte de Saramago: "...o mundo ficou mais burro e ainda mais cego sem Saramago..."
(Foto BBCBrasil - Arquivo)
Em 2008, Meireles levou às telas o livro "Ensaio Sobre a Cegueira" de Saramago, que segundo o diretor, após assistir o filme, Saramago se emocionou e disse: “Fernando, estou tão feliz por ter visto esse filme... Como estava quando acabei de escrever o livro”, disse.
Em entrevista para a BBC Brasil Meirelles declarou: "Saramago era um homem lógico, dizia que a morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e já não estar mais. Combatia as religiões com fúria, dizia que elas nos embaçam nossa visão", disse.
"Mesmo assim, não consigo deixar de pensar que adoraria que neste momento ele estivesse tendo que dar o braço a torcer ao ser surpreendido por algum outro tipo de vida depois desta que teve por aqui", acrescentou Meireles.
- Biografia
José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.
No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redação do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário.
Obras Publicadas:
Poesia
*Os Poemas Possíveis, 1966
*Provavelmente Alegria, 1970
*O Ano de 1993, 1975
Crônica
*Deste Mundo e do Outro, 1971
*A Bagagem do Viajante, 1973
*As Opiniões que o DL teve, 1974
*Os Apontamentos, 1976
Diário
*Cadernos de Lanzarote I, 1994
*Cadernos de Lanzarote II, 1995
*Cadernos de Lanzarote III, 1996
*Cadernos de Lanzarote IV
Viagem
*Viagem a Portugal, 1981
Teatro
*A Noite, 1979
*Que Farei Com Este Livro?, 1980
*A Segunda Vida de Francisco de Assis, 1987
*In Nomine Dei, 1993
Conto
*Objecto Quase, 1978
*Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido, 1979
Romance
*Manual de Pintura e Caligrafia, 1977
*Levantado do Chão, 1980
*Memorial do Convento, 1982
*O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
*A Jangada de Pedra, 1986
*História do Cerco de Lisboa, 1989
*O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
*Ensaio sobre a Cegueira, 1995
*Terra do Pecado
*Todos os Nomes
As obras de José Saramago encontram-se publicadas nos seguintes países: Espanha (Castelhano e Catalão), França, Itália, Reino Unido, Holanda, Alemanha (Edições na RDA e na RFA), Grécia , Brasil, Bulgária, Polónia, Cuba, União Soviética (Russo), Checoslováquia (Checo e Eslovaco), Dinamarca, Israel, Noruega, Roménia, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Japão, Hungria, Suíça, Argentina, Colômbia, México.
O seu romance "Memorial do Convento" foi adaptado para a Ópera pelo compositor italiano Azio Corghi, com o título "Blimunda".
A peça de teatro "In Nomine Dei" foi adaptada para a Ópera por Azio Corghi, com o título "Divara".
Fontes:
Entrevista Fernando Meirelles: BBC Brasil
Biografia e Obras Publicadas: http://www.caleida.pt/saramago/
Entrevista Fernando Meirelles: BBC Brasil
Biografia e Obras Publicadas: http://www.caleida.pt/saramago/
Nenhum comentário:
Postar um comentário