segunda-feira, 28 de junho de 2010

Gil Vicente: A Farsa de Inês Pereira

No teatro medieval uma das mais famosas peças, representadas com sucesso até hoje, foi escrita por Gil Vicente...

Gil Vicente e A Farsa de Inês Pereira

Considerado o Pai  do teatro português, Gil Vicente nasceu em Guimarães (?) e viveu por volta de 1465 até provavelmente, 1536.

“A Farsa de Inês Pereira foi representada em 1523, inspirada no provérbio "mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube".

Inês era uma jovem cansada dos trabalhos domésticos e que procurava ansiosamente por um bom casamento. Seu primeiro pretendente foi Pero Marques, um lavrador rico e honrado, porém muito tosco para atender os desejos da jovem, que sempre sonhara com um marido galante e refinado.  Inês, finalmente, casa-se com o escudeiro Brás da Mata, que lhe é indicado por dois judeus casamenteiros, Latão e Vidal.

No início era galanteador e afável, após o casamento revela-se um marido tirano, daqueles que tranca a esposa em casa e coloca-a sob a vigilância dos empregados. Pouco depois do casamento, Brás vai para uma batalha no Norte da África, atingido pelas costas por um pastor mouro quando fugia, morre e Inês fica viúva. Agora, viúva e experiente, Inês resolve aceitar como marido o antigo pretendente Pero Marques.  Resolve também iniciar uma vida de festas para compensar o tempo que passara com o escudeiro como: ao dar esmola a um ermitão, reconhece nele a figura de um ex-namorado e marca com ele um encontro.

A peça teatral termina com Pero Marques conduzindo Inês nas costas até o local onde ela deveria encontrar-se com o amante.

A temática da peça está profundamente ligada à realidade vivida pela sociedade portuguesa da época de Gil Vicente como: o desejo de ascensão social da pequena burguesia, que vê no casamento numa forma de consegui-la, o oportunismo, o desprezo pela vida camponesa e o prestígio das maneiras cortesãs, a ignorância do rústico, embora rico a figura do camponês e sua ingenuidade, além da falta de escrúpulos que é o auge da peça.”

Personagens:
Inês Pereira: jovem esperta que se aborrece com o trabalho doméstico. Deseja ter liberdade e se divertir. Sonha casar-se com um marido que queira também aproveitar a vida.
Mãe de Inês: mulher de boa condição econômica, que sonha casar Inês com um homem de posses.
Leonor Vaz: fofoqueira, encarregava-se normalmente em arranjar casamentos e encontros amorosos.
Pero Marques: primeiro pretendente de Inês rejeitado por ser grosseiro e simplório, apesar da boa condição financeira. Foi seu segundo marido.
Latão e Vidal: judeus casamenteiros, assim como Leonor.
Brás da Mata: escudeiro, índole má, primeiro marido de Inês.
Moço: criado de Brás.
Ermitão: antigo pretendente de Inês e amante depois de seu casamento com Pero.
Fernando e Luzia: amigos e vizinhos da mãe de Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário