sábado, 3 de julho de 2010

Morre o diretor francês Laurent Terzieff


O ator e diretor de teatro francês Laurent Terzieff morreu nesta noite de sexta-feira aos 75 anos no hospital Salpêtrière de Paris por complicações pulmonares, anunciou este sábado o seu agente, Alain Ichoux.

Laurent Terzieff, que colocou o seu talento ao serviço dos grandes textos de autores contemporâneos de teatro, também entrou no cinema sob a direção de Luis Buñuel, Henri-Georges Clouzot, Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini.

Terzieff estava enfraquecido nos últimos tempos, como foi possível ver na cerimônia de 25 de abril, quando recebeu o Molière de melhor ator, importante prêmio do teatro francês.

Nasceu em 27 de Junho de 1935 em Toulouse (sudoeste da França), filho de mãe ceramista e pai escultor de origem russa. Laurent Terzieff, cujo verdadeiro nome era Laurent Tchemerzine, consagrou-se no teatro e, no cinema, foi revelado aos 23 anos por Marcel Carné no filme Les Tricheurs (1958).

Dedicou-se ao teatro como a um sacerdócio e fundou, em 1961, a companhia que levava o seu nome e que realizou representações em pequenos teatros, onde estreou obras inéditas de autores que amava. Também montou espetáculos de poesia sobre a vida de Rilke, Brecht e Milosz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário